Se você está pesquisando sobre quando ir aos Lençóis Maranhenses, MA, saiba que precisa escolher o período certo para essa viagem, uma vez que é apenas durante uma determinada época do ano que as lagoas estarão em sua plenitude, formando um visual realmente encantador e propício para passeios na região.
Nesse post você vai descobrir tudo sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: quando ir, como fica o visual da região em cada período do ano, onde se hospedar e muito mais!
Porque conhecer os Lençóis Maranhenses?
Visitar os Lençóis Maranhenses é uma experiência única; um dos destinos mais incríveis do país, com uma imensidão de dunas branquinhas entremeadas por lagoas com águas cristalinas (e mornas!) em impressionantes tons de verde e azul.
Como se não bastasse isso, ao cair da tarde, a região proporciona um dos mais belos espetáculos da região: um incrível pôr do sol, com tons vermelhos e alaranjados, sumindo no horizonte por trás das dunas.
A região proporciona ainda passeios incríveis como andar de quadriciclo pelas dunas, velejar de kitesurf (os bons ventos proporcionam essa experiência!), passear de barco pelo rio Preguiça e muitas outras atividades para quem curte unir natureza e aventura!
Mas, para aproveitar o melhor que a região tem a oferecer, é preciso saber sobre os Lençóis Maranhenses quando ir. Felizmente, você vai descobrir todos os detalhes agora nesse post! Vamos lá:
Quando ir Lençóis Maranhenses: melhor época
Geralmente, para quem procura quando ir para os Lençóis Maranhenses, a melhor época para fazer a sua viagem é entre junho e agosto. Justamente porque entre janeiro e junho ocorre o período de chuvas na região, especialmente de fevereiro a março, que são os meses mais chuvosos.
Sendo assim, indo após o período de chuvas, você terá o prazer de encontrar as lagoas no auge das cheias e poderá aproveitar muito mais todos os passeios nos Lençóis e arredores. Além disso, entre junho e agosto a temperatura média da região costuma ficar entre 26°C e 29°C, o que também reforça nossa opinião de que essa é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses.
É preciso levar em conta que durante o passeio você ficará exposto ao sol e que irá caminhar bastante entre as dunas, então é bom aproveitar que a sensação térmica não está tão alta.
Quem não tem receio de pegar um ou outro dia de chuva, poderá aproveitar o período que vai de abril a maio. Nesses meses, embora ocorra o auge das cheias nas lagoas, a frequência de chuvas ainda está alta, portanto, pode ser que você fique alguns dias da sua viagem descansando no hotel.
Se você tiver flexibilidade com suas datas, basta acompanhar informações do clima da região, para não correr o risco de programar uma viagem em dias de chuva.
Vale também ressaltar a importância de contratar uma agência de confiança, com guias experientes, a fim de explorar a região e tudo o que ela pode oferecer; assim você aproveita ao máximo sua viagem. Dessa forma, nós contratamos vários passeios com o pessoal da Taguatur, e foi uma excelente opção!
Veja também: Chapada das Mesas + Lençóis Maranhenses: roteiro de 10 dias
Quando ir Lençóis Maranhenses: alta temporada
Se você é um turista que está sempre tentando fugir de períodos de alta estação nos locais que visita, vale a pena saber que a alta temporada nos Lençóis Maranhenses ocorre no mês de julho.
Esse mês geralmente é muito procurado por famílias porque é um período de férias escolares no Brasil e muitas pessoas aproveitam para conhecer a região dos Lençóis Maranhenses, o que eleva consideravelmente os preços dos hotéis e também dos passeios.
Neste período, as lagoas estão totalmente cheias e no auge de sua beleza (não esqueça, no entanto, de checar como foi o período de chuvas no início do ano, antes de programar sua viagem) e a temperatura varia entre 23º e 32º C.
Como em julho faz muito frio em cidades do Sul e do Sudeste, turistas que querem fugir das baixas temperaturas também acabam aproveitando o período para viajarem para os Lençóis Maranhenses.
Quando ir Lençóis Maranhenses: agosto
Já no mês de agosto é comum encontrar muitos estrangeiros nos Lençóis Maranhenses devido às férias do Hemisfério Norte. A temperatura neste mês vai variar entre 22.5º e 33ºC, sendo a média 27ºC, ou seja, clima super agradável!
Quando ir Lençóis Maranhenses: setembro
O mês de setembro marca o início da temporada de kitesurf, fazendo com que Atins (Lençóis Maranhenses) fique mais movimentada do que o costume. Mesmo assim, é legal curtir o clima da praia, cheio de profissionais e amadores do kitesurf velejando pelas águas azuis da praia de Atins.
Em setembro, com o período da estiagem, as lagoas vão secando até desaparecer por completo (apenas em Santo Amaro elas duram um pouco mais, sendo possível encontrá-las até outubro).
Portanto, se estiver pensando no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses quando ir, priorize fazer sua viagem até o início de setembro. E esteja preparado para dividir espaço com os praticantes de kitesurf. Garanto que assisti-los é incrível e como os kites são todos coloridos, fica lindo de ver!
Veja também: Atins: conheça o charmoso vilarejo dos Lençóis Maranhenses
Quando ir Lençóis Maranhenses: quando evitar?
Muita gente se pergunta quando ir a Lençóis Maranhenses (MA), mas e quando evitar a região? Os meses de novembro e dezembro costumam marcar o auge da seca na região, ou seja, menor possibilidade de encontrar lagoas para visitação.
Se você só tem como ir nesse período do ano, nossa dica é que você fique na região de Santo Amaro, tendo em vista que por lá você encontra lagoas maiores, com chance de ter alguma com volume de água ainda expressivo.
Outra dica é que nesse período você pode aproveitar os passeios de praia, como Caburé e Atins. São passeios bem legais, com visuais deslumbrantes, mas que não se comparam com as lindas lagoas cheias.
Vale saber: A Fê, nossa colaboradora, viajou nas férias de janeiro e quase não pode aproveitar as lagoas. Ela precisou andar muito entre uma duna e outra para encontrar pequenas “poças” que antes eram lagoas. Por isso, tente mesmo evitar o período das secas.
Quer desbravar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e muito mais na região? Entre em contato com a Taguatur, uma das melhores agências Lençóis Maranhenses e que possui mais de 40 anos de experiência em turismo de aventura!
Dicas de viagem: Lençóis Maranhenses
Agora que você já sabe quando ir aos Lençóis Maranhenses, temos outras super importantes para compartilhar sobre a região. Abaixo, você vai descobrir como chegar, onde se hospedar e muito mais.
Onde fica os Lençóis Maranhenses
A região conhecida como Lençóis Maranhenses está dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica a 250 quilômetros da capital São Luís. Os Lençóis Maranhenses ocupam uma área de 155 mil hectares e tem, em suas proximidades, algumas cidades base principais e mais conhecidas pelos turistas: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses
A melhor maneira de chegar aos Lençóis Maranhenses é de avião, via Aeroporto Internacional de São Luís, e depois seguir por transporte terrestre até as cidades próximas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que são:
- Barreirinhas (260 km, com percurso de 4h)
- Santo Amaro (227 km, com percurso de 3h28) ou
- Atins (279 km, com percurso de 5h15).
Pode-se contratar um transfer, ir de ônibus municipal (vai ser perrengue, não recomendo!) ou ainda alugar um carro, que foi a nossa escolha. Como éramos dois casais, essa foi a maneira mais rápida e confortável para chegar até Barreirinhas.
Se você também optar por alugar um carro, saiba que a RentCars é uma plataforma super legal, que faz um comparativo entre as melhores locadoras de veículos, para que você possa decidir qual opção cabe melhor no seu orçamento.
Você pode fazer todo o contrato de locação online e apenas retirar o carro no seu destino. Foi isso que nós fizemos, assim não perdemos tempo de viagem e não precisamos nos estressar chegando já cansados no destino. Ainda temos um cupom MALADEAVENTURAS para quem quiser ganhar 5% de desconto de presente com a RentCars!
Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses?
Se você está em dúvida sobre onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses, vou compartilhar como foi nossa decisão.
Nós ficamos duas noites em Barreirinhas e duas noites em Atins, o suficiente para fazer alguns dos principais passeios da região, mas com certeza adoraríamos ter ficado um pouco mais. Abaixo vamos falar um pouco sobre as cidades e o que você vai encontrar em cada uma delas:
Barreirinhas
Barreirinhas é a principal cidade base da região, com mais opções de restaurantes, hospedagens, agências de turismo e lojinhas. Das três cidades, ela é a mais movimentada, portanto a mais indicada para quem gosta de agitação e vida noturna (o centrinho costuma ficar bem cheio, com bastante gente circulando e, devido à praticidade de ter ponto de partida para todos os passeios, você encontrará muitos outros turistas nas lagoas mais próximas também).
Onde ficar em Barreirinhas:
Atins
Embora menor, com menos opções de hotéis e restaurantes em relação à Barreirinhas e acesso mais difícil, Atins é um vilarejo super charmoso, com uma vibe mais tranquila e relaxada.
Para você ter uma ideia, eu amei me hospedar em Atins e com seu clima pacato, roots, bucólico onde o tempo parece até passar mais devagar. Essa região vai agradar aos que curtem contato com a natureza, simplicidade e rusticidade.
Onde ficar em Atins:
- La Ferme de Georges– nossa escolha!
- Pousada Jurará e Vila Jurará
- Pousada Velho Bateau
Você pode ver mais opções de hospedagem no post sobre as mais charmosas pousadas em Atins.
Santo Amaro
Das três cidades, Santo Amaro é a mais pacata, com menor infraestrutura e menos opções de hotéis e restaurantes. Foi aqui que a Gaia escolheu se hospedar quando conheceu as lagoas dos Lençóis Maranhenses.
Em compensação é a mais próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com acesso aos passeios mais bonitos (as lagoas de lá são as últimas a secar) e também possui as lagoas mais vazias, uma vez que poucos turistas vão até lá.
Onde ficar em Santo Amaro do Maranhão:
- Pousada Ciamat Camp– nossa escolha!
- Pousada Rancho das Dunas
- Pousada Vila das Lagoas
Você pode conferir mais opções no post sobre as melhores pousadas em Santo Amaro do Maranhão.
Veja também: Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses: Atins ou Barreirinhas?
Como se locomover nos Lençóis Maranhenses
As formas mais comuns de se locomover pelos Lençóis Maranhenses são utilizando veículos 4 x 4, em quadriciclos, ou nas jardineiras (caminhonetes adaptadas com bancos na parte de trás).
Uma vez que não é permitido a entrada de veículos não credenciados no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é altamente recomendável contratar uma agência credenciada, para explorar a região com mais conforto e praticidade.
E se você me perguntar qual é a nossa indicação de agência nos Lençóis Maranhenses, nós vamos sempre falar da Taguatur. Vale entrar em contato com a empresa via Whatsapp e falar que é leitor do blog para ganhar um descontinho especial quando viajar para os Lençóis Maranhenses.
Quando ir Lençóis Maranhenses: a formação dos Lençóis
Os Lençóis Maranhenses são lagoas de água doce que se formam e ganham volume devido às chuvas na região. Por isso, é preciso considerar a época de chuvas para decidir qual o melhor período para essa viagem.
Após as chuvas, as lagoas estão em sua maior exuberância, garantindo um visual inesquecível.
Vale lembrar, inclusive, que alguns passeios para as lagoas não possuem uma rota de visitação fixa justamente porque os guias levam os turistas para onde a paisagem está mais bonita.
Antes de agendar a sua viagem, vale a pena entrar em contato com agências de turismo locais que possam te passar informações mais precisas sobre como anda o clima na região, além disso, também vale a pena realizar consultas no ICMBio, que é uma fonte de informação bastante confiável.
Os visitantes que querem aproveitar os passeios da região costumam se hospedar em Atins, Santo Amaro ou Barreirinhas, que são as três cidades base mais conhecidas e próximas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Veja também: Passeios nos Lençóis Maranhenses: 5 passeios Imperdíveis para incluir no seu roteiro
Dúvidas frequentes de que pesquisa quando ir nos Lençóis Maranhenses
Reunimos abaixo as dúvidas mais frequentes que recebemos dos nossos leitores quando o destino em questão é Lençóis Maranhenses e quando ir!
Quando é a época de seca nos Lençóis Maranhenses?
O período de seca nos Lençóis Maranhenses vai de junho a janeiro. Vale lembrar que os meses de junho, julho e agosto são os melhores para visitar a região: as lagoas estão cheias, com águas mornas e perfeitas para aquele mergulho.
A partir de setembro, as lagoas começam a ficar bem rasas e tendem a sumir com o passar das semanas até a próxima estação das chuvas.
Preciso de uma agência para conhecer os Lençóis Maranhenses?
Sim, é preciso contratar uma agência para conhecer os Lençóis Maranhenses. As ruas são arenosas e algumas regiões possuem acesso bem difícil e distante.
Além disso, somente veículos credenciados podem entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, portanto, recomendamos fortemente contratar uma agência de confiança que conheça muito bem a região.
Só uma boa agência poderá te garantir segurança e praticidade. Desse modo, você certamente vai aproveitar ao máximo tudo o que este destino espetacular pode te oferecer. Os guias especializados saberão exatamente quais as melhores lagoas para visitação naquele período e também o melhor horário para passear por elas.
Quantos dias são suficientes para conhecer os Lençóis Maranhenses?
Definir quantos dias são suficientes para conhecer os Lençóis Maranhenses vai depender muito do que você gostaria de explorar na região e se pretende se hospedar em apenas uma cidade base ou mais de uma.
Tendo em vista que são muitos atrativos com acessos mais distantes, o ideal seria poder dividir a estadia por cidades. Desta forma, dois ou três dias em cada uma delas seria uma ótima opção.
Quando as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias?
As lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias no período pós chuvas do início do ano, ou seja, entre junho e setembro. Lembrando que o melhor período são os meses de junho, julho e agosto. Já em setembro começam os fortes ventos, propícios para os que desejarem praticar kitesurf.
Pronto para decidir quando ir para os Lençóis Maranhenses?
Por fim, agora que você já sabe quando ir nos Lençóis Maranhenses, você pode aproveitar para planejar sua próxima viagem para a região com antecedência. Fechando todas as reservas necessárias, até mesmo os passeios que deseja fazer, você consegue não só economizar, como também aproveitar ao máximo.
Lembrando que indicamos a Taguatur, que trabalha com passeios e transfers, e carrega mais de 40 anos de experiência na região. Entre em contato com eles para ver todo os passeios disponíveis nos Lençóis Maranhenses. Lembrando que usando o cupom MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto!
Continua sua aventura pelos Lençóis Maranhaneses:
Aqui no blog você também encontrará dicas de hospedagem e passeios imperdíveis para fazer nos Lençóis Maranhenses e curtir ao máximo a sua estadia nesse pedaço de paraíso em território nacional. Continue lendo:
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro?
Lagoas de Santo Amaro do Maranhão + melhores passeios e restaurantes
OUTUBRO E BOM TEMPO PARA CONHECER OS LENÇOIS?ESTAVA PENSANDO EM IR AGORA MAS NÃOSEI SE SERA BOA EPOCA?PODEM ME INFORMAR?
Oi Albenita! Puxa, outubro não é a época ideal, já que as lagoas estão praticamente secas. Existem algumas lagoas perenes, mas elas não costumam ser tão lindas quanto na alta temporada, que vai de junho até setembro.